Página Inicial BRASIL Funcionário da limpeza expulsa morador de rua com jato de água; vídeo...

Funcionário da limpeza expulsa morador de rua com jato de água; vídeo viraliza

Uma cena de falta de respeito e humanidade foi flagrada por um jornalista na manhã dessa terça-feira (13). Um funcionário de uma empresa de limpeza da cidade de São Paulo (SP) acordou um morador de rua, que dormia no calçada, por volta das 9h, com um jato de água para tentar expulsá-lo do local.

O jornalista Geraldo Ramos passava pela rua no momento do ocorrido e filmou toda a ação. O episódio ocorreu na Alameda Cleveland, região da Cracolândia no Centro de São Paulo, onde diversas pessoas sem moradia passam a noite.

No vídeo, o funcionário aparece ao lado do caminhão, do outro lado da rua, com a mangueira voltada para a calçada. O morador de rua é visto sentado na calçada com o corpo envolto a um cobertor. A pessoa embaixo das cobertas se assusta com o jato e começa a se mover. Enquanto o funcionário praticava o ato, assistentes sociais aparecem e reclamam com o homem. A ação também foi filmada pelas profissionais.

A Prefeitura de São Paulo, por meio de nota disse: “Fica determinado à Amlurb, gestora do contrato com a Inova, que multe a empresa e faça o desligamento imediato do funcionário. Esse tipo de comportamento desumano não é tolerado pela administração municipal”.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social lamentou o ocorrido e disse que o morador de rua foi prontamente atendido. “A SMADS repudia qualquer ato de violência contra moradores em situação de rua e informa que, graças à atuação das orientadoras SEAS que trabalham na região, o morador foi prontamente atendido e orientado a seguir para acolhimento, mas o mesmo rejeitou a oferta. O morador, que é frequentemente atendido pelas orientadoras, sempre volta ao fluxo. Reiteramos que nossos orientadores fazem abordagens diariamente em toda a região e que o aceite ao acolhimento é facultativo do morador em situação de rua”, diz.

Fonte> BHAZ